Tratamento do Tabagismo - Clínica Médica de UTI

Tratamento do Tabagismo

Segundo pesquisa de 2008 aproximadamente 25 milhões de brasileiros são tabagistas, esses números diminuíram muito com as recentes políticas públicas de proibição do tabagismo. Porém muitos brasileiros ainda fumam e sofrerão com as complicações do cigarro.

Existem várias doenças relacionadas ao tabagismo como: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pulmões, pâncreas e bexiga; doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças respiratórias; doenças vasculares (Exemplo: obstrução de artérias e veias); úlcera gástrica entre outras. Atualmente segundo a OMS ocorrem aproximadamente cinco milhões de óbitos por ano no mundo devido doenças associadas ao tabagismo.

O cigarro contém aproximadamente 3500 substâncias, a maioria delas tóxicas ao organismo. A fumaça do cigarro é dividida em duas partes, a primeira inalada pelo fumante é filtrada, porém é a fumaça que é expelida pelo cigarro aceso que causa a poluição ambiental e por não ser filtrada tem uma grande concentração de partículas tóxicas.

O tratamento do tabagismo é realizado com psicoterapia (terapias em grupo, avaliação psicológica, etc) e terapia medicamentosa que se baseia na reposição de nicotina (no caso dos indivíduos dependentes) e medicações que diminuem a vontade de fumar. É preciso inicialmente avaliar e disposição em largar o cigarro, pois sem isso a maioria dos tratamentos são ineficazes. O pneumologista está apto a indicar qual o melhor tratamento caso a caso.

Tratamento do Tabagismo