Tosse com Sangue - Clínica Médica de UTI

Tosse com sangue (hemoptise) é um sintoma comum, mas que pode esconder uma doença séria.


Tosse com Sangue

Tosse com sangue (hemoptise) é um sintoma comum, mas que pode esconder uma doença séria. Infecções, câncer e problemas nos vasos sanguíneos ou nos pulmões podem causar tosse com sangue. O sintoma geralmente requer avaliação médica, a menos que seja relacionada a uma doença diagnosticada anteriormente, como bronquite.


Diversas doenças podem causar tosse com sangue, incluindo: Bronquite (aguda ou crônica), a causa mais comum de tosse com sangue; bronquiectasias; tumor de pulmão ; pneumonia; embolia pulmonar; insuficiência cardíaca congestiva; tuberculose; doenças reumatológicas como lúpus, granulomatose de Wegener, poliangeíte microscópica, síndrome de Churg-Strauss, etc; malformações arteriovenosas pulmonares.


Nem sempre o sangue vem do pulmão quando há tosse com sangue. Em muitos casos, o sangue pode vir do nariz e cavidade nasal. Hemorragias nasais graves podem resultar em sangue escorrendo na traqueia, gerando a tosse. Hemorragias no estômago ou sistema digestivo também podem fazer a pessoa tossir sangue em alguns casos.


Procure ajuda médica se você está tossindo com sangue. O médico pode determinar se a causa é grave ou não.




Tosse com Sangue

Para maiores informações entre em contato



Compartilhar: