Síndrome Metabólica - Clínica Médica de UTI

Você sabe o que é Síndrome Metabólica ? Aprenda e fique atento.

Síndrome Metabólica

O que Síndrome metabólica ?

É uma associação de diversos fatores de risco para as doenças do coração que tendem a se agrupar em indivíduos obesos (principalmente acumulo de gordura abdominal), aumento da pressão arterial, diminuição do HDL (bom colesterol), aumento do triglicérides e glicemia (quantidade de açúcar no sangue) elevada. É uma doença muito prevalente, nos EUA 24 a 30% dos adultos possuem a síndrome metabólica, número esse semelhante ao do Brasil.

Para o diagnóstico da síndrome metabólica é necessário pelo menos 3 dos seguintes critérios:

1. Glicemia em jejum > ou = 100mg/dl ou diagnóstico prévio de diabetes
  2. Circunferência abdominal >88cm (mulheres) e >85-94cm (homens conforme etnia)
  3. Triglicérides > ou = 150mg/dl ou uso de tratamento específico
  4. Colesterol HDL < 50mg/dl (mulheres) e <40mg/dl (homens)
  5. Pressão arterial > ou = 130 x 85mmHg ou uso de tratamento específico

Conforme aumenta a circunferência abdominal, aumentará proporcionalmente os níveis de ácidos graxos no sangue (gordura) e isso facilitará a aterosclerose (entupimento das arteriais com placas de gordura). O acúmulo de gordura na corrente sanguínea irá se depositar no fígado e nos músculos (esteatose) e diminuir a captação de glicose por esses órgãos levando à diabetes. O tecido adiposo da região abdominal irá produzir fatores inflamatórios que irão aumentar o risco de trombose (coágulo de sangue que obstrui as artérias).

E o que isso pode te acarretar ?

A síndrome metabólica aumenta o risco cardiovascular em 2 vezes, isso é duas vezes mais chance de ter um infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), morte súbita...; aumenta em 4 vezes o risco de desenvolver diabetes e todas as suas complicações

O tratamento deve envolver estratégias para controle do peso, controle dos níveis glicêmicos e de colesterol sérico, atividade física... Tanto o endocrinologista como o cardiologista está apto à indicar o melhor tratamento.

Síndrome Metabólica Síndrome Metabólica Síndrome Metabólica Síndrome Metabólica Síndrome Metabólica