Embolia Pulmonar - Clínica Médica Intensiva

Doença causada pela oclusão da artéria pulmonar

Embolia Pulmonar

Embolia pulmonar é uma doença causada pela oclusão da artéria pulmonar por um êmbolo (coágulo de sangue) que geralmente se forma nas veias das pernas ou quadril e de lá se desprendem alcançando o  pulmão através da circulação sanguínea.

Existem vários fatores que causam ou contribuem para a formação desses êmbolos , por exemplo: Traumatismos (acidentes, pancadas,..); uso de anticoancepcional oral pelas mulheres ou terapia de reposição hormonal; gravidez; câncer; doenças neurológicas com imobilidade parcial ou permanente (EX: AVC, Demências, Alzheimer,...), insuficiência cardíaca, DPOC, pós-operatório (principalmente de cirurgias ortopédicas, grandes cirurgias abdominais,..) e em alguns casos o individuo possui uma doença que predispõem à formação desses êmbolos chamadas de trombofilias.

Os sintomas são muito variáveis, desde assintomáticos (sem sintoma) podendo nos casos graves levar ao óbito.  Em geral os sintomas mais comuns são falta de ar súbita associado ou não à dor no peito, pode haver tosse com sangue ou dor para encher o peito de ar. Em alguns casos pode haver concomitante à esses sintomas um quadro de inchaço, geralmente em uma das pernas e dor à palpação da panturrilha secundário à trombose venosa das veias das pernas.

O tratamento é feito com medicações que diminuem o tempo para a coagulação do sangue (anticoagulantes) e o tempo de tratamento pode variar de 3 meses até uso por tempo indeterminado (toda a vida).

Embolia Pulmonar