Broncopneumonia - Clínica Médica Intensiva

Infecção do pulmão que pode ser causada por bactérias ou vírus que entram pelas vias respiratórias.

Broncopneumonia

Broncopneumonia ou simplesmente pneumonia é uma infecção do pulmão que pode ser causada por bactérias ou vírus que entram pelas vias respiratórias vencendo as defesas localizadas nas narinas e garganta e se instalando nos pulmões. A maioria das pneumonias bacterianas não é transmissível pelo ar entre pessoas saudáveis, isso ocorre apenas com alguns tipos de bactérias e mais comumente com os vírus.

Todas as pessoas podem desenvolver pneumonia em qualquer faixa etária, porém os casos mais graves se concentram entre os idosos e crianças menores de 5 anos. Hoje em dia a pneumonia é a principal causa de internação hospitalar entre as doenças respiratórias e a terceira causa no geral.

Os sintomas mais comuns são tosse com produção de catarro, geralmente em grande quantidade e de aspecto amarelo-esverdeado; febre; dor no peito e em alguns casos falta de ar. Em idosos alguns desses sintomas podem não estar presente, principalmente a febre e em alguns casos o único sintoma é uma sonolência excessiva ou perda de apetite dificultando o diagnóstico e o tratamento.

Algumas pessoas tem maior risco de desenvolver pneumonia, portadores de diabetes, pacientes em uso de quimioterapia, câncer, uso de medicações que diminuem a imunidade, portadores de sequela neurológica de acidente vascular cerebral, pacientes acamados, alcóolatras, etc.

A pneumonia se não tratada pode evoluir com infecção generalizada (sepse) e insuficiência respiratória com risco de óbito. O tratamento é feito com antibióticos nos casos de pneumonia bacteriana e repouso e acompanhamento nos casos virais que tendem a ser autolimitados. O diagnóstico precoce diminui o risco de evolução desfavorável.

Broncopneumonia