Avaliação Física para Atestado de Saúde

Avaliação Física para Atestado de Saúde


Avaliação Física para Atestado de Saúde

Avaliação Clínica para liberação de atividades físicas

Com o aumento do número de frequentadores de academia crescente acintosamente nos últimos anos, observamos também um aumento do incidentes e episódios de morte súbita nesses ambientes. Existe muita contovérsia em relação à liberação médica para atividades físicas e nenhum consenso até o momento.Em geral pessoas com menos de 40 anos, assintomáticas, isto é, sem sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, tontura ou síncope em repouso ou durante algum esforço e sem fator de risco cardiovascular (Ex: morte súbita em familiar com menos de 50 anos, hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol, diabetes,.. ) não necessitam realizar exame complementar ao exame físico para liberação de atividade física. Somente a avaliação médica e a submissão à um questionário (Associação médica canadense) são suficientesJá pessoas com mais de 40 anos, com alguma co-morbidade ou antecedente familiar relevante devem fazer além do exame clínico (anamnese e exame físico) o teste ergométrico até exaustão para investigação de problemas cardíacos (infarto, oclusão de coronárias, arritmias...)

O diagnóstico de doenças é trabalho médico, imagine que lesões cardiológicas, neurológicas e mesmo pulmonares, para ficar nas mais comuns, estejam ainda na fase subclínicas (não se manifestaram) e essas poderão vir a se manifestar em uma situação de esforço físico, só uma avaliação médica e exames os definirá. Assim conforme a queixa ou antecedente do paciente um exame complementar específico será necessário e indicado.

O médico clínico geral está apto à fazer um exame físico adequado e individualizado para cada caso se necessário, em caso de detecção de alguma problema de saúde poderá encaminhar ao especialista adequado. 

 




Avaliação Física para Atestado de Saúde Avaliação Física para Atestado de Saúde

Para maiores informações entre em contato



Compartilhar: