Avaliação de Rotina - Clínica Médica Intensiva

Avaliação de Rotina


Avaliação de Rotina

Já é senso comum que a prevenção é o melhor remédio e na medicina essa expressão é uma verdade absoluta. Todas as doenças tem seu potencial de cura ou controle e prevenção de complicações graves aumentados quando essas são diagnosticadas em uma fase inicial.

Para isso é fundamental fazer uma prevenção com exame físico e complementar periódico com médico capacitado. A freqüência desse acompanhamento varia de acordo com a idade do paciente, suas co-morbidades, doenças pré-existentes e antecedentes familiares. Existem vários protocolos de rastreamento para cada doença cada um deles direcionando o médico quando e qual exame solicitar e com que freqüência. É importante frisar que check up não é sinônimo de pedir todos os exames que existem pois essa conduta além de encarecer muito o custo do tratamento não trás benéficos para o paciente que pode acabar priorizando um relação ao outro devido o excesso de exames solicitados. Também para o médico essa conduta é prejudicial pois nenhum exame á perfeito (ou seja tem acurácia de 100%) e alguns resultados falso positivos ou inconclusivos podem direcionar o médico para um caminho distante do verdadeiro problema do paciente.

Portanto mais do que sair solicitando todos os exames do catálogo dos laboratórios a avaliação médica de rotina deve ser individualizada, criteriosa e sobretudo feita em intervalos de tempo regulares para comparação dos resultados e definição de conduta.

O médico clínico geral está apto à fazer as investigações necessárias e encaminhar para o devido seguimento com especialista se necessário.




Avaliação de Rotina

Para maiores informações entre em contato



Compartilhar: