Asma - Clínica Médica Intensiva

Doença inflamatória das vias aéreas

Asma

Asma é uma doença inflamatória das vias aéreas (ductos que conduzem o ar para o pulmão) que gera uma diminuição do calibre dessas vias dificultando assim a entrada e saída de ar dos pulmões. As crises são mais comuns na infância até a adolescência, melhorando na maioria das pessoas na fase adulta. Alguns asmáticos podem persistir com sintomas mesmo após a infância. Os sintomas são mais comuns pela manhã ou à noite e se caracterizam por períodos alternados de melhora e piora.

A asma se manifesta como sensação de  falta de ar de intensidade variável com os dias, podendo se intensificar após atividades físicas, risos acentuados, mudança de temperatura e exposição à fatores que desencadeiam a crise (pólen, fumaça, perfumes, cloro, pelo de animais, poeira,...) . Nas crises essa falta de ar se intensifica podendo estar associada à dor torácica em aperto, chiado no peito e tosse seca ou produtiva. Os sintomas podem desaparecer espontaneamente ou após medicação para alívio inalatórias.

O diagnóstico é dado pela história do paciente e confirmado por um exame de prova de função pulmonar (espirometria) que mostra a gravidade da doença e se ela é responde à medicações. Alguns outros exames podem ser necessários em caso de dúvida no diagnóstico.

A asma é uma doença crônica sem cura porém passível de controle com as medicações e como toda doença crônica é preciso manter o tratamento por um tempo prolongado, geralmente para o resto da vida afim de manter os sintomas sob controle. Para maiores informações e dúvidas mande-nos um E-mail ou agende uma consulta.

Asma